A lipodistrofia ginóide (L.D.G) popularmente conhecida como celulite é uma alteração do tecido adiposo subcutâneo.
A celulite se inicia com um aumento localizado de gordura. À medida que as células do tecido gorduroso se enchem de gordura comprimem os vasos sanguíneos da região e também algumas terminações nervosas que ficam próximas, dificultando a circulação sanguínea.Com isso, uma quantidade menor de nutrientes e oxigênio chega até o tecido comprometido. Por serem comprimidos os vasos linfáticos também são afetados, provocando retenção de líquidos e acúmulo de toxinas.
Gradativamente este quadro se agrava até a completa desorganização do tecido gorduroso. O aspecto da pele é nodoso, com áreas flácidas e outras repuxadas (aspecto em “casca de laranja”).
Os locais onde a celulite se instala são: quadris, coxas e abdome. Atinge somente mulheres, magras ou com sobrepeso, jovens ou não, isso porque a causa está ligada principalmente aos hormônios femininos.
Os fatores desencadeadores ou agravantes da celulite são variados, e incluem: predisposição genética, sedentarismo, alterações hormonais, stress, problemas circulatórios, alimentação inadequada.
Para uma melhora satisfatória, a celulite exige um conjunto de mudanças de hábitos de vida e tratamentos combinados.